Trajetória/Perfil
Possui experiência em Direito Empresarial, fusões e aquisições, realização de auditorias, risk assessments e litígios complexos, principalmente em procedimentos arbitrais nos setores de Energia, Infraestrutura e Óleo & Gás. Atuou também em diversas ações civis públicas relacionadas a empreendimentos de infraestrutura, especialmente em usinas hidrelétricas, linhas de transmissão e plantas industriais de grande porte.
Alexandre já integrou o Leite, Tosto e Barros entre 2009 e 2018 (sendo de 2014 a 2018 como sócio) e retorna ao escritório após três anos. Nesse intervalo, ele passou por dois outros escritórios, onde teve a oportunidade de atuar na prática de Resolução de Disputas, operando em procedimentos relacionados a Energia, Infraestrutura, Indústria Automotiva e M&A. Em 2014, participou do programa Internacional Law Clerk do escritório norte-americano Holland & Knight (Miami-FL).
Formação Acadêmica
Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Especializado em Direito Empresarial pela Escola Paulista de Direito (EPD).
Pós-graduando em Filosofia e Teoria do Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG).
Curso de extensão em “Arbitragem” pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Outras Atividades
Membro da Comissão da Advocacia na Mediação e na Conciliação da OAB/SP.
Coautor do artigo “Court rules that agricultural cooperatives are not entitled to judicial restructuring” publicado em 2011 no ILO – International Law Office newsletter, com o sócio do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, Ricardo Tosto.
Palestrante convidado da 3ª Semana do Advogado CAAJA, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema “A Arbitragem como método de solução de controvérsias” (2012).
Palestra “O Dissídio Coletivo e a Emenda Constitucional nº 45” na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), sob orientação da profª. Patrícia Bertolini.
Iniciação Científica em “Arbitragem e Contratos Administrativos a luz da Lei das Parcerias Público Privadas” (1º sem. 2006).
Idiomas
Português e Inglês.