loader image
Alexandre Paranhos
Equipe
Alexandre Paranhos
Áreas de Atuação
Arbitragem, Contencioso e Resolução de Conflitos, Energia e Recursos Naturais, Fusões e Aquisições, Infraestrutura.
Contato
Telefone: +55 11 3847-3791
Alexandre Paranhos

Trajetória/Perfil

Possui experiência em Direito Empresarial, fusões e aquisições, realização de auditorias, risk assessments e litígios complexos, principalmente em procedimentos arbitrais nos setores de Energia, Infraestrutura e Óleo & Gás. Atuou também em diversas ações civis públicas relacionadas a empreendimentos de infraestrutura, especialmente em usinas hidrelétricas, linhas de transmissão e plantas industriais de grande porte.

Alexandre já integrou o Leite, Tosto e Barros entre 2009 e 2018 (sendo de 2014 a 2018 como sócio) e retorna ao escritório após três anos. Nesse intervalo, ele passou por dois outros escritórios, onde teve a oportunidade de atuar na prática de Resolução de Disputas, operando em procedimentos relacionados a Energia, Infraestrutura, Indústria Automotiva e M&A. Em 2014, participou do programa Internacional Law Clerk do escritório norte-americano Holland & Knight (Miami-FL).

RECONHECIMENTOS

Latin Lawyer 250 – Arbitration (2023)
Análise Advocacia – Um dos advogados mais admirados do Brasil – Arbitragem (2022)
Leaders League – Arbitration (2023)

Outras Atividades

Membro da Comissão da Advocacia na Mediação e na Conciliação da OAB/SP.

Coautor do artigo “Court rules that agricultural cooperatives are not entitled to judicial restructuring” publicado em 2011 no ILO – International Law Office newsletter, com o sócio do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados, Ricardo Tosto.

Palestrante convidado da 3ª Semana do Advogado CAAJA, na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), com o tema “A Arbitragem como método de solução de controvérsias” (2012).

Palestra “O Dissídio Coletivo e a Emenda Constitucional nº 45” na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2005), sob orientação da profª. Patrícia Bertolini.

Iniciação Científica em “Arbitragem e Contratos Administrativos a luz da Lei das Parcerias Público Privadas” (1º sem. 2006).

Idiomas

Português e Inglês.