Boletim Tributário: Não-incidência de INSS sobre bolsa-auxílio do estagiário

28.09.2021

As teses envolvendo a formação da base de cálculo da contribuição previdenciária patronal já vem sendo questionada há muito tempo e cada vez mais ganhando força nos tribunais administrativos e judiciais.

A 3ª Câmara Superior, ao apreciar o Processo nº 16327.001894/2008-78, negou provimento ao recurso da Fazenda Nacional e manteve decisão da turma que afastou a incidência de contribuição previdenciária sobre os valores destinados ao pagamento da bolsa estágio.

Para concluir se a contribuição seria ou não devida, os conselheiros analisaram se a empresa estaria cumprindo os requisitos da Lei nº 6.494/77 e Decreto 87.497/82, tais como:

  1. A apresentação dos termos de compromisso celebrado entre o estudante e a parte concedente, com a interveniência do CIEE, consoante estabelece o artigo 3º da Lei nº 6.494/77, bem como o artigo 5º do Decreto nº 87.497/82;
  2. Comprovar que os estagiários frequentam cursos de educação superior, de ensino médico, de educação profissional de nível médio ou superior ou escolar de educação especial; e
  3. Demonstrar a capacidade da empresa em proporcionar prática na linha de formação do estagiário, conforme diretrizes da regulamentação aplicável.

Restou comprovado que os estagiários do banco não possuem uma relação de emprego, mas sim participam de programas supervisionados, devidamente controlados, e que têm por objetivo dar continuidade à formação do estudante, com atividades práticas da futura profissão do estagiário.

Desta forma, restou claro que, desde que observados os requisitos supramencionados, não há que se falar em incidência da Contribuição Previdenciária sobre os valores da bolsa estágio, pois, por não se tratar de relação de emprego propriamente dita, não há – da mesma forma – que se falar em salário-remuneração para se tentar a incidência da contribuição.

*Esse boletim teve colaboração da sócia Fernanda Brito dos Santos e do sócio Carlos Crosara.

Cadastre-se e fique atualizado

Seu e-mail está seguro. Somos totalmente contra SPAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *