Boletim Tributário: Aprovado aumento de um ponto percentual na CSLL de instituições financeiras

01.09.2022

 

A Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30 de agosto, a medida provisória que trouxe a adição de 1 ponto percentual na alíquota da CSLL de instituições financeiras, adição esta que deve se estender em caráter excepcional até o dia 31 de dezembro de 2022.

Na prática, tal medida buscou o aumento de 20% para 21% na alíquota da CSLL (contribuição social do lucro líquido) de instituições financeiras para fatos geradores ocorridos no período de 1º de agosto a 31 de dezembro de 2022.

A aprovação da MP 1115/22 busca alcançar o equilíbrio orçamentário–financeiro da União, com a medida de aumento excepcional nas cargas tributárias, idealizando que se tenha um retorno financeiro nas contribuições de R$ 244,11 milhões.

A exemplo desse ocorrido, vale salientar que em 2021 houve o acréscimo de 5 pontos percentuais, para que fosse alcançado o equilíbrio orçamentário-financeiro entendendo o período pandêmico deste ano.

Sendo o que cumpria reportar para o momento, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

 

A equipe Tributária do Leite, Tosto e Barros Advogados se coloca à disposição para maiores esclarecimentos sobre a matéria.

*Esse boletim teve colaboração de Miriã Flavio Trajano e do sócio Carlos Crosara .

Cadastre-se e fique atualizado

Seu e-mail está seguro. Somos totalmente contra SPAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *