Leite, Tosto e Barros no Latin Lawyer 250 – 2021

27.09.2021

A edição 2021 do guia Latin Lawyer 250 foi divulgada e o Leite, Tosto e Barros foi reconhecido como um escritório altamente recomendado no Brasil.

Confira abaixo um resumo do editorial (já traduzido) com as informações sobre nossas áreas e sócios de destaque.

Leite, Tosto e Barros Advogados

O Leite, Tosto e Barros Advogados comemora seu 30º aniversário em 2021 e conta com um altamente aclamado arsenal não-transacional. Uma oferta extraordinária de contencioso o colocou no mapa do mercado jurídico brasileiro e levou o escritório a prestar assessoria em alguns dos mais importantes casos de anticorrupção do país. Em especial, o escritório foi contratado para trabalhar em matérias envolvendo a Lava-jato e seu desempenho lhe rendeu vários casos de arbitragem e litígio.

O Leite Tosto pode atribuir muito de seu sucesso à sua equipe de profissionais especializados. Um cliente satisfeito descreve os advogados do escritório como “consultores de confiança, altamente qualificados, técnicos e verdadeiros especialistas no assunto”. Sua competente equipe jurídica presta muita atenção aos detalhes, que os clientes valorizam muito em assuntos contenciosos mais sofisticados. Em 2020, seu quadro de funcionários cresceu ainda mais quando a ex-sócia Paula Padilha Cabral retornou ao escritório após um período de trabalho interno na CTEEP para liderar seu departamento de energia. A mudança impulsionou a área, que havia perdido seu líder no ano anterior.

Apesar da notável desaceleração do mercado em 2020 devido aos efeitos devastadores da pandemia do Covid-19, o Leite Tosto continuou sua bem-sucedida captação de importantes casos e trabalhos de reestruturação. Quando as empresas começaram a sentir o impacto da pandemia, muitas foram forçadas a reajustar sua estrutura comercial para preservar recursos à medida que os mercados paravam. A área robusta de insolvência e falência do Leite Tosto permaneceu muito ocupada durante este período. O grupo tem como cliente o conglomerado de engenharia UTC, e o auxiliou na sua reestruturação bilionária, que já estava em andamento antes do início da pandemia e continuou a se desenvolver ainda mais ao longo do último ano. A demanda pelos serviços corporativos do grupo também permaneceu alta no ano passado, com o escritório contribuindo para o acordo de acionistas do projeto do estádio Arenaplex em Brasília. O grupo também prestou consultoria a empresa holding brasileira Alupar em um financiamento de US$164 milhões para um projeto de linhas de transmissão na Colômbia.

Enquanto isso, a equipe perspicaz do Leite, Tosto e Barros conseguiu lidar com casos altamente complexos com extrema facilidade. Essa habilidade é um ativo importante dentro do arsenal do escritório em meio a uma enxurrada de casos contenciosos que surgiu com a pandemia, com várias discussões decorrentes de assuntos trabalhistas, corporativos e de reestruturações que foram exacerbados durante este período.

Alguns escritórios de advocacia podem ter precisado ajustar seus honorários com as exigências financeiras da pandemia, mas o Leite Tosto tem historicamente aceitado renegociar honorários de clientes, utilizando seu feedback como base para otimizar seus serviços. A liderança do escritório ajustou diligentemente seus sistemas para acompanhar o cenário em evolução, com as mais recentes inovações e tecnologias da informação. Embora tenha um espaço colaborativo e aberto, o investimento do escritório em tecnologia provavelmente o manteve em excelente posição quando o trabalho remoto foi imposto.

A responsabilidade social corporativa é cada vez mais uma característica proeminente do escritório. O Leite Tosto apoia alguns projetos pro bono e sem fins lucrativos, como o Lar Betânia, que apoia crianças e adolescentes de origens desfavorecidas.

Contencioso: Paulo Guilherme de Mendonça Lopes, ex-presidente do comitê especial de arbitragem e mediação da seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ricardo Tosto, ex-presidente dos comitês de modernização e reforma judicial da seção de São Paulo da OAB, e Rodrigo Quadrante, que liderou alguns dos casos de maior destaque do escritório com sua experiência em gestão de crises e falências. Patricia Rios, que possui ampla experiência em casos nos tribunais superiores do Brasil, especialmente em Brasília, ganha críticas admiráveis por seu assessoramento jurídico preciso e sua visão estratégica.

Tributário: com o advogado de contencioso tributário administrativo e judicial  Carlos Crosara.

Trabalhista: Luciana Arduin Fonseca, Luis Fernando Riskalla, Priscila Mara Peresi e Renata Christina Silveira Araújo lideram a área em conjunto.

Arbitragem: o responsável pela área é Paulo Guilherme de Mendonça Lopes.

Fonte: Latin Lawyer 2021

Para ler na íntegra, acesse: https://latinlawyer.com/rankings/latin-lawyer-250/profile/firm/leite-tosto-e-barros-advogados 

Cadastre-se e fique atualizado

Seu e-mail está seguro. Somos totalmente contra SPAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *