Boletim de Infraestrutura: Investimento no setor ferroviário brasileiro

30.11.2017

A fim de reduzir os entraves no transporte de cargas no Brasil, o setor ferroviário deve movimentar nos próximos cinco anos R$ 57,1 bilhões da iniciativa privada em projetos que envolvem construção, ampliação e modernização das malhas ferroviárias.

Principalmente visando facilitar e diminuir os custos para o transporte dos produtos fundamentais ao desenvolvimento da economia do país, estão sendo implementados projetos no setor, alguns deles fazendo parte do Programa de Parceria de investimentos – PPI, criado pelo Governo Federal para reforçar as políticas de investimentos em infraestrutura por meio de parcerias com o setor privado.

A expectativa é que 2018 seja o ano das ferrovias, tendo em vista as ferrovias com novas licitações, a exemplo da F. Norte-Sul (Origem: Estrela d’Oeste – SP/Destino: Porto Nacional – TO), F. de Integração Oeste-Leste (Origem: Ilhéus -BA/Destino: Caetité – BA), Ferrogrão (Origem: Sinop – MT/Destino: Miritituba –PA), e as ferrovias com pedido de renovação de concessão, tais quais a Malha Paulista, a Malha Sudeste, a Estrada de Ferro Vitória Minas e a Ferrovia Centro Atlântica.

Ademais, tanto o governo como as operadoras do Setor esperam que alguns trechos de ferrovias já concedidos sejam devolvidos no processo de renovação, tendo eles grande potencial de rentabilidade se desmembradas.

Fora do pacote do PPI, o governo do Pará espera assinar no primeiro semestre de 2018 o contrato para a ferrovia Paraense, que inclui construção e operação de uma malha de 1.312 quilômetros que ligará Barcarena a Santana do Araguaia. O projeto inclui ainda a possibilidade de construção de 58 quilômetros de trilhos para ligar a Paraense, a partir de Rondon (PA), à Norte-Sul, em Açailândia (MA).

Assim sendo, vislumbrando grandes oportunidades de negócios e investimentos, e para tanto, o escritório possui um time completo à disposição para maiores esclarecimentos e suporte aos empreendedores.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on LinkedIn0Email this to someonePrint this page

Cadastre-se e fique atualizado

Seu e-mail está seguro. Somos totalmente contra SPAM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *